Área de Interesse da Publicação
Artigos cujo conteúdo estabeleçam ou acompanhem, de maneira analítica e reflexiva os principais temas contemporâneos de ações que promovam o encontro entre o universo conceitual em evolução e as demandas práticas da previdência nas áreas de atuárias, contabilidade, e direito previdenciário. Busca-se situar a revista na linha de vanguarda dos debates nacionais, regionais e internacionais.
Público da Revista
Pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e equidade das ações da previdência.
Avaliação pelos pares
Os trabalhos submetidos à apreciação da Revista Brasileira de Previdência devem ser inéditos (nacional e internacionalmente), não estando sob consideração para publicação em qualquer outro veículo de divulgação.
A revista segue as diretrizes da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq (07/10/2011).
Todos os artigos submetidos são lidos pelo Editor Científica e pelo Editores Adjunto, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e poderão rejeitar artigos – sem a necessidade de apresentar pareceres – que não estejam próximos da fronteira teórico-empírica das temáticas públicas ou que não respeitam os princípios e diretrizes básicos de comunicação acadêmica responsável.
Em seguida, dois avaliadores analisam o artigo em processo duplo-cego (blind review), fazem comentários e sugerem melhorias como contribuição. Esta etapa poderá envolver reavaliações contínuas, no intuito de reunir esforços para o aprimoramento dos trabalhos.
Caso não haja consenso, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Depois de aprovado pelo corpo científico da revista, o artigo é submetido à edição, verificação bibliográfica e de normas da ABNT e à revisão ortográfica e gramatical.
Normas e orientações editoriais
- Normas para a publicação
- A Revista Brasileira de Previdência contempla artigos em português, espanhol, italiano e inglês. No que tange à língua inglesa, esta é notoriamente conhecida nos meios científicos como língua franca, e, portanto, revela a sua importância neste sentido editorial. Na página de início desta revista se encontra a sua política editorial.
- A Revista Brasileira de Previdência será publicada e distribuída em suporte digital. Vinculada ao domínio “unifesp.br” onde os conteúdos de todas as edições bem como as informações referentes ao Conselho Editorial serão disponibilizados no site do periódico.
- A Revista Brasileira de Previdência apresenta periodicidade anual, com versão digital de acesso livre. A submissão de trabalhos ocorre em fluxo contínuo e a apreciação segue o sistema de peer review.
- O Conselho Editorial e Editores da Revista Brasileira de Previdência não se responsabilizam pelos dados e opiniões expressos nos artigos e textos publicados, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.
- Envio de textos para submissão: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- A publicação semestral
1º Semestre: Lançamento em Junho com chamada de trabalhos desde Janeiro.
2º Semestre: Lançamento em Dezembro com chamada de trabalhos desde Julho.
- A Revista Brasileira de Previdência publicará artigos segundo as normas:
I) Dos artigos
- Apenas serão publicados artigos inéditos.
- Cada artigo será avaliado por membros do Conselho Editorial que tenham expertise no contexto previdenciário abordado no texto apresentado. Julgando o artigo como adequado, o Conselho irá encaminhá-lo para no mínimo dois parceristas anônimos.
- O artigo deverá ser enviado conforme os critérios abaixo e as normas da ABNT.
- Serão aceitos artigos de professores, especialistas, graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados.
- O tamanho dos artigos será de 10 a 40 páginas, incluindo bibliografia.
- Os artigos não serão revisados, cabendo aos autores a conformidade com as regras ortográficas vigentes.
- Os artigos serão encaminhados aos consultores sem identificação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos.
- Quando forem indicadas modificações substanciais para artigo com relevante potencial, o autor será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Editorial.
- A decisão final acerca da publicação ou não do trabalho será sempre do Conselho Editorial.
II) Da forma
Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol, italiano e inglês, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 2 e títulos em maiúsculas e em negrito, e subtítulos em negrito;
- Cada artigo deverá contar com nome do(s) autore(s) logo abaixo do título, indicando a vinculação acadêmica e titulação;
- Todos os artigos devem conter um resumo de até 200 palavras (espaçamento simples; palavras-chave – de três a cinco) no idioma do artigo e seu correspondente em inglês (Abstract e key words).
- Notas de rodapé deverão ser utilizadas com parcimônia, evitando utilizá-las para indicação de dados bibliográficos, que deverão estar no corpo do texto.
III) Das citações no corpo do texto (ABNT / NBR 10520):
- Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação na primeira vez em que aparecerem. Evite citações indiretas quando o original pode ser recuperado com facilidade. Neste último caso, deve-se citar nas Referências Bibliográficas apenas a obra consultada e, no corpo do texto, indicar autores e datas dos dois artigos.
- Quando o autor ou a instituição responsável estiver incluído na sentença, indica-se o autor em caixa baixa, exceto a primeira letra, e a data e a página entre parênteses.
- Quando o autor estiver entre parênteses, deve vir em maiúsculas, seguido por ano e página.
- As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
- Na primeira citação de um artigo deve-se mencionar o nome de todos os autores e a respectiva data.
- Nas subsequentes citações do mesmo artigo devem-se mencionar o primeiro autor, seguido da expressão "et al.".
IV) Referências bibliográficas
- Não há necessidade de iniciar uma nova página para a seção de Referências bibliográficas.
- As Referências bibliográficas devem ser colocadas em ordem alfabética e, em ordem crescente de data, para referenciar dois ou mais artigos de um mesmo autor.
- Exemplos:
BERBEL, Fábio Lopes Vilela. Teoria Geral da Previdência Social. São Paulo: Editora Quartier Latin, 2005.
CASTRO, Alberto Pereira de; et al. Manual de direito previdenciário. 3ª ed., São Paulo: LTr, 2002.
GOMES, Orlando. Contratos. 17ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 1997.
WEINTRAUB, Arthur Bragança de Vasconcellos. Previdência Privada – Doutrina e Jurisprudência. São Paulo: Quartier Latin. 2005.